quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Doutoramento «Honoris Causa» para um Livreiro, o nosso «Livreiro Velho»

Quando todos pensávamos que a Cerimónia já tinha acabado, a Natureza, no preciso momento em que o homenageado saía do edifício da Câmara Municipal de Setúbal, brindou-o com uma salva de potentes trovões e uma chuvada torrencial.

Com início pelas 15:00 horas de hoje, 9 de Dezembro de 2010, terminou já ao princípio da noite a Cerimónia de entrega das Insígnias de Doutoramento Honoris Causa, pela UNISETI - Universidade Sénior de Setúbal, ao LIVREIRO Manuel Pereira Medeiros, apadrinhado pelo Prof. Doutor Onésimo Teotónio de Almeida. Proferiu a Oração de Sapiência o Prof. Doutor Viriato Soromenho Marques.

A sessão, que teve lugar num Salão Nobre aquecido pela Amizade de todos os que, da cidade ou de outras paragens, puderam estar presentes, não terminou sem que o Livreiro, agora Doutor Honoris Causa, nos brindasse com um belíssimo e profundo texto que, lido numa voz que se foi afirmando e fortalecendo ao longo de uma leitura esforçada e muito sentida, a todos tocou, fez pensar e suster respirações.

Parabéns, Manuel Medeiros!

Luís Guerra

5 comentários:

  1. É com muita alegria que vejo ser reconhecido o bom trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos por um Homem dos Livros.
    Não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, mas a fama da sua sabedoria chegou longe.
    Permita-me enviar-lhe um abraço de reconhecimento pelo trabalho efectuado numa área profissional tão pouco valorizada.

    Saudações

    Isabel Castanheira

    ResponderEliminar
  2. ISABEL CASTANHEIRA,
    Também, assim de repente, não sei dizer se sei a quem me dirijo, talvez saiba...
    Mas o mais importante, neste momento de surpresa, só agora!, em que encontro a crónica do nosso querido amigo e apaixonado sem emendas pelo mundo dos livros Luís Guerra e o seu comentário, não posso deixar de dizer que, o que muito queria, por vós já aqui acontece: que este aceitar a homenagem da UNISETi- Universidade Sénior de Setúbal, se percebesse com homenagem a um livreiro português pelo seu trabalho, logo pelo TRABALHO LIVREIRO em si mesmo, no que ele pode e deve merecer de respeito na sociedade.
    OBRIGADO!
    MM.

    ResponderEliminar
  3. bem, eu não estive presente mas no próximo encontro livreiro contem comigo! Desde já os meus parabéns ao Manuel Medeiros!

    ResponderEliminar
  4. Os meus parabéns ao Manuel Medeiros pela honra bem merecida. E não é todos os dias que se vê uma instituição cá do burgo a homenagear um livreiro...

    ResponderEliminar
  5. Que boa notícia esta e tão justa. Ainda se vão fazendo algumas coisas bem feitas, por cá :) Muitos parabéns e um grande abraço ao Livreiro Velho.

    ResponderEliminar