terça-feira, 21 de dezembro de 2010

«Antologia»

ANTOLOGIA - Revista semestral de contos
Uma iniciativa dos amigos
Gonçalo Mira, Nuno Fonseca e Emanuel Amorim
Mais informações aqui: http://www.revistaantologia.com/

sábado, 11 de dezembro de 2010

«Pormenores de uma relação amorosa»

«Encontrados na tradução - Pormenores de uma relação amorosa: o tradutor e a obra de um autor», de Gonçalo Mira, in «Ípsilon»/Público, de 3-XII-2010, já está on-line. Recomendamos a sua leitura e ficamos à espera de comentários.

Gonçalo Mira e dois dos entrevistados, Artur Guerra e Cristina Rodriguez, são membros fundadores do Encontro Livreiro.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Doutoramento «Honoris Causa» para um Livreiro, o nosso «Livreiro Velho»

Quando todos pensávamos que a Cerimónia já tinha acabado, a Natureza, no preciso momento em que o homenageado saía do edifício da Câmara Municipal de Setúbal, brindou-o com uma salva de potentes trovões e uma chuvada torrencial.

Com início pelas 15:00 horas de hoje, 9 de Dezembro de 2010, terminou já ao princípio da noite a Cerimónia de entrega das Insígnias de Doutoramento Honoris Causa, pela UNISETI - Universidade Sénior de Setúbal, ao LIVREIRO Manuel Pereira Medeiros, apadrinhado pelo Prof. Doutor Onésimo Teotónio de Almeida. Proferiu a Oração de Sapiência o Prof. Doutor Viriato Soromenho Marques.

A sessão, que teve lugar num Salão Nobre aquecido pela Amizade de todos os que, da cidade ou de outras paragens, puderam estar presentes, não terminou sem que o Livreiro, agora Doutor Honoris Causa, nos brindasse com um belíssimo e profundo texto que, lido numa voz que se foi afirmando e fortalecendo ao longo de uma leitura esforçada e muito sentida, a todos tocou, fez pensar e suster respirações.

Parabéns, Manuel Medeiros!

Luís Guerra

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Gentes do livro

«Se estes elementos são importantes como factores activos no relacionamento do possível leitor com o livro, mais importantes, como se calcula, são aqueles que fazem a livraria, os livreiros, quer sejam proprietários-trabalhadores ou empregados. É por eles que passa em grande parte a história do livro, são eles que fazem a história da livraria.»

Livrarias & Livreiros, Carlos Porto
[citação encontrada no blogue da Trama e que aqui partilhamos]