quarta-feira, 28 de março de 2012

«"Parece que estou a viajar!"»


Olá boa tarde

talvez já não vá a tempo, mas ainda assim gostaria de deixar uma mensagem de apoio à vossa iniciativa, indispensável nos tempos que correm, cada vez mais mecânicos, mais frios, com menos sonhos...

Embora não seja das 'gentes do livro', sou apenas uma leitora que já foi mais ávida (os tempos de correria a isso obrigam), considero importantes as iniciativas que valorizem o livro e a leitura.

E porque o tempo (e o tema) é de esperança no futuro da leitura, do livro, da livraria, conto um pequeno episódio, ocorrido na semana passada, um pequenino episódio mesmo, mas que se calhar é de esperança:

Uma menina de 15 anos, filha de uma boa amiga, leu um determinado livro - um dos vários que tem de ler - a fim de fazer um trabalho para a escola. No dia da apresentação do trabalho, telefona furiosa para a mãe a contar que os colegas lhe estavam a pedir resumos rápidos do livro, para apresentarem alguma coisa, pois não leram a obra, e desdenharam completamente a leitura... E pergunta ela: 'Como é que esta gente não consegue ler?? Eu quando estou a ler parece que estou naqueles locais, a ver aquelas pessoas, a cheirar tudo... Parece que estou a viajar!' A minha amiga contou-me esta história, visivelmente orgulhosa de uma menina que cresce com a noção da importância das coisas. 'Acho que com esta não tenho de me preocupar', dizia-me. 

Sim, também acho, digo eu. Enquanto houver casos destes, há esperança.

Desejo-vos um bom encontro!

Tudo de bom

Patrícia Cassaca
Antena 1 Madeira

[Mensagem de quem, não podendo ir a Setúbal, também quis participar no III Encontro Livreiro]

Sem comentários:

Enviar um comentário