domingo, 14 de abril de 2013

«Mas não nos sentimos pequenos como quem é esmagado, antes como quem é convidado a crescer.»


António Alves (Traga-Mundos) e Jónatas Rodrigues (Krrastzepy Verlag)

Através do simpático convite de Fátima Medeiros, da Livraria Culsete, a Krrastzepy Verlag teve o privilégio de estar presente no IV Encontro Livreiro, realizado nesta livraria de Setúbal. Trata-se de um encontro a nível nacional, da iniciativa de Manuel Medeiros, mentor da Culsete, envolvendo gente que faz dos livros a sua forma de estar na vida. 

Agora, que está a dar os seus primeiros passos, a Krrastzepy Verlag sentiu-se pequena no meio de toda aquela gente, cheia de experiências, de saber e em alguns casos, de muitos anos de resistência contra todo o tipo de agressões que este sector tem sofrido. Mas não nos sentimos pequenos como quem é esmagado, antes como quem é convidado a crescer. 

Numa época em que a produção e distribuição de livros também se tornou uma indústria, com as suas linhas de montagem, de palavras marteladas à vontade do freguês e capas ofuscantes, livreiro é quem estimula a existência de leitores que descobrem o que não suspeitariam existir para além dos brilhantes escaparates dos supermercados. E não se limita a consultar uma base de dados, digitando «Monstro de Sister» no lugar de «Monge de Cister» (como já vi acontecer numa «livraria» da moda).

Foram distinguidos com o diploma «Livreiros da Esperança», Caroline Tyssen e Duarte Nuno Oliveira, da Livraria Galileu, em Cascais, com mais de 40 anos de actividade (e uma cave infinita onde borbulham tesouros de papel e o tempo desliza sem nos avisar).

Pudemos também conhecer António Alberto Alves e um pouco do seu projecto, o Traga-Mundos - com livros e vinhos e coisas boas do Douro, em Vila Real, uma loja temática que tenta a uma viagem de 400 km.

A Krrastzepy Verlag quer também deixar uma palavra de apreço por Fátima Medeiros, pela forma calorosa como acolheu o À Dolorosa Luz e pela ajuda em alguns pormenores práticos desta actividade.

Link para o blog do encontro: http://encontrolivreiro.blogspot.pt/

Jónatas Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário