quarta-feira, 5 de junho de 2013

II Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro reforça sinergias

Reproduzimos aqui a "Nota aos Livreiros" que saiu do II Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, felicitando os seus organizadores pelo encontro e pelas iniciativas que anunciam, reforçando aquilo que tem sido um ideia central do nosso movimento: o Encontro-Livreiro é um ponto de encontro, de debate e de reflexão das gentes do livro e ultrapassa, por isso, o espaço privilegiado da sua realização, a LIVRARIA, rumo ao país da LEITURA, sendo que esta é que deve ser o desígnio nacional agregador de quantos fazem dela e do seu desenvolvimento um dos motores fundamentais do progresso do nosso país.


«NOTA AOS LIVREIROS
Depois de um primeiro encontro decorrido em Março, em Vila Real, na Traga-Mundos - Livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, promotora da iniciativa, aconteceu no passado dia 2 de Junho o II Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, desta feita na Poética - Livros, arte e eventos, em Macedo de Cavaleiros.
No centro do encontro esteve o debate em torno do tema "O futuro das livrarias tradicionais: Que estratégias?", e a continuação do trabalho de reforço das sinergias entre as livrarias com o propósito de dar mais voz mas também de repensar formas alternativas e concertadas de viabilização económica deste sector numa dimensão regional.
Do encontro houve resultados práticos, que as livrarias presentes partilham, agora e por esta via, convosco, no sentido da criação de um movimento o mais abrangente possível, consistindo essencialmente, num primeiro momento, da partilha de informação e da coordenação na organização de roteiros de eventos ligados à divulgação de autores e obras. Convidamos, assim, a vossa livraria a fazer parte desta “rede”.
Na sequência de um desafio lançado pela editora Âncora, a que outras editoras poderão vir a juntar-se, durante o mês de Agosto as livrarias que optem por aderir à iniciativa estarão, também, unidas numa mostra regional de livros dedicada aos autores transmontanos e a todas as publicações relacionadas com a nossa região. Para aderirem basta que manifestem essa intenção. Durante esse mês deverão ter nas respectivas livrarias um espaço dedicado ao tema. 
Pedimos ainda que sejam encaminhadas para o e-mail traga.mundos1@gmail.com sugestões de nomes para esta rede ou movimento que agora começamos a sedimentar.
Apelamos e agradecemos a vossa participação.

Para mais informações:
António Alberto Alves (Traga-Mundos) - 935 157 323
Virgínia do Carmo (Poética) - 960039138

Mais sobre o ENCONTRO LIVREIRO nacional aqui : http://encontrolivreiro.blogspot.pt/»


Poética - Livros, arte e eventos
Rua Fonte do Paço, nº 8C 5340-268 Macedo de Cavaleiros

960039138 /  278106420 http://poetica-livros.com/Blog/ A Poética no Facebook Loja online»

Sem comentários:

Enviar um comentário