quarta-feira, 23 de outubro de 2013

«Sou apenas um homem / Nada mais que um homem» (Resendes Ventura)





O Livreiro Manuel Medeiros, o nosso muito querido Livreiro Velho, deixou-nos esta manhã. Curvamo-nos perante o seu exemplo de vida e a mensagem de esperança que deixa às gentes do livro.

O nosso abraço solidário à Fátima, ao Nuno, ao Damião, à Ana Júlia e a toda a Família Medeiros.

Informamos que o corpo estará em câmara ardente a partir das 15 horas de hoje na igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, sendo as exéquias celebradas amanhã a partir das 10 horas.

Encontro-Livreiro

terça-feira, 22 de outubro de 2013

«Sou filho da Mãe Terra e da Leitura»

                                                                   Cortesia José Teófilo Duarte


«Os Livreiros e o Seu Património»

Biblioteca Municipal Camões 
Largo do Calhariz, 17 – 2.º Esq.º, Lisboa  (junto ao Elevador da Bica)
22 de Outubro de 2013, 18:15

«Daniel Melo e Nuno Medeiros têm o prazer de a/o convidar para o I Encontro OS LIVREIROS E O SEU PATRIMÓNIO, no qual intervirão Fátima Ribeiro de Medeiros (docente e investigadora de literatura, mediadora e animadora de leitura na Livraria Culsete, Setúbal) e Pedro Oliveira (livreiro e alfarrabista, ex-livreiro da Livraria Sá da Costa). Luís Bernardo (subdirector do Centro de História da Cultura) apresentará número da revista Cultura com dossiê sobre a edição e o seu património.

O evento visa contribuir para a preservação e divulgação da memória e património dos livreiros e da edição portuguesa do período contemporâneo.»


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

«Vamos viver a festa de sermos filhos da leitura.»


A finalidade deste espectáculo é reunir sob o signo da leitura, de leituras, todos os que se considerem seus filhos, aqueles que, através das leituras que foram fazendo, cresceram e se afirmaram como indivíduos com pensamento livre, crítico e actuante, todos aqueles cujas raízes cada vez mais estejam presas ao livro e à leitura.

Pretende-se festejar os 40 anos da Culsete com um ramalhete de palavras, sentir a sua força, escutar a sua música, quer sejam lidas, ditas ou cantadas, deixar ecoar o seu som ao lado de outros sons, produzidos por instrumentos que não a voz humana. 

Ver o seu bailado em poemas, monólogos e frases, ao lado do movimento dos corpos propondo-nos outras leituras.

Festa é alegria, é contentamento, é o entrecruzar de gestos, sons e imagens que se colam a nós, transportando-nos para outros lugares. Também dos momentos de festa e júbilo nos alimentamos.

É esta a proposta desta tarde. Vamos viver a festa de sermos filhos da leitura.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Parabéns, Sara! Parabéns, "Blimunda"! Parabéns, Fundação José Saramago!


A revista Blimunda, da Fundação José Saramago, foi distinguida com o Prémio de Jornalismo Escritaria 2013, na categoria de Imprensa, pelo trabalho de Sara Figueiredo Costa sobre Michel Giacometti.  

Parabéns, Sara! 
Parabéns, Blimunda
Parabéns, Fundação José Saramago!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Para a História da Leitura em Portugal.

Faz hoje 40 anos que a livraria Culsete abriu portas. 
Parabéns Culsete. 
Parabéns Manuel Medeiros. Parabéns Fátima Ribeiro de Medeiros. 
Parabéns Nuno, Damião e Ana Júlia! 
Parabéns a todos os que trabalharam e ainda trabalham na livraria Culsete e fazem parte da sua belíssima e muito rica história e também, por isso, da História da Leitura em Portugal.

Parabéns a todos os leitores que, há quatro décadas, se deixam seduzir e maravilhar com as histórias e os tesouros que vivem e estão guardados, para partilha, nesta livraria de Setúbal, um rochedo em forma de navio que se soltou dos Açores e aportou a Setúbal, navegando - sem nunca deixar de avistar o Sado e a Arrábida - rumo ao País da Leitura