sábado, 30 de novembro de 2013

Livreiro da Esperança Especial Culsete - 40 Anos







A entrega do diploma Livreiro da Esperança Especial Culsete - 40 Anos, atribuído no dia 1 de Agosto de 2013 aos livreiros Manuel Medeiros e Fátima Ribeiro de Medeiros, aconteceu hoje. Este foi o momento alto do Encontro Livreiro Especial que hoje assinalou o Dia da Livraria e do Livreiro na livraria Culsete, em Setúbal. Iremos publicando aqui, nos próximos dias, outras imagens e também alguns textos lidos esta tarde.



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Encontro Livreiro Especial em Dia da Livraria e do Livreiro

                                                                                                          Foto: Cristina Mestre

No próximo dia 30 de Novembro,
DIA DA LIVRARIA E DO LIVREIRO, 
uma parceria Fundação José Saramago | Encontro-Livreiro, 

vamos realizar um
ENCONTRO LIVREIRO ESPECIAL
na livraria Culsete |  Av. 22 de Dezembro, 23 A-B | Setúbal.

Este Encontro Livreiro Especial, que começa pelas 16 horas,
servirá para assinalar este dia tão especial para as livrarias e os livreiros, para conversarmos sobre 

A LIVRARIA, O LIVREIRO, A LEITURA

e para se proceder à entrega do diploma
LIVREIRO DA ESPERANÇA ESPECIAL CULSETE - 40 ANOS,
que continua em subscrição pública precisamente até ao dia 30 de Novembro.

O convite é dirigido a todos os que, desde o autor ao leitor, se consideram gentes do livro. 

Venha daí a traga outros amigos também!



Setúbal | 13 de Novembro | 2013
Encontro-Livreiro

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Em Trás-os-Montes e Alto Douro as livrarias já estão a trabalhar em conjunto.

 
António Alberto Alves, da Traga-Mundos e do Encontro-Livreiro


Organizando apresentações em várias livrarias da região e trocando experiências e conhecimentos, o Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro está já a fazer uma pequena-grande revolução no modo de trabalhar das nossas livrarias.

No âmbito do Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, o livro A ÚLTIMA CRIADA DE SALAZAR, de Miguel Carvalho, teve apresentações em Bragança (Livraria Rosa d'Ouro), Macedo de Cavaleiros (Livraria Poética), Vila Real (Livraria Traga-Mundos) e Favaios (Museu do Pão e do Vinho), nesta última com a presença de Rosália Araújo, protagonista do livro.

Deixamos aqui o testemunho de Miguel Carvalho, autor do livro que proporcionou a mais recente experiência de parceria entre várias livrarias:

Foram quatro dias em cheio, de Bragança a Favaios, em convívios e tertúlias a pretexto d´A Última Criada de Salazar. Nunca faltaram motivos de conversa, muito além «do tempo da outra senhora». Das palavras do professor João Cabrita na noite da Livraria Rosa d´Ouro aos mimos recebidos em Favaios, com o Museu do Pão e do Vinho a abarrotar, como se sempre tivessse pertencido à terra, muitos momentos calaram fundo. Da tertúlia madrugadora e animada da Poética em Macedo de Cavaleiros à estreia na encantadora Traga-Mundos, de Vila Real, onde as palavras da minha camarada de ofício Patrícia Posse adoçaram o momento. Acima de tudo, uma certeza: vale a pena olhar para esta gente que, por terras transmontanas e durienses, cria dinâmicas, desafia crises e desistências, investe nas partilhas, estabelece cumplicidades e desenrasca pretextos sem descanso para evitar que a interioridade se torne, cada vez mais, uma palavra daninha. Por eles, isso não acontecerá. E nós, na grande cidade, devíamos agradecer-lhes, penhoradamente, o que eles fazem para que o País não se esqueça do seu tamanho no mapa nem da sua geografia afectiva, artística e cultural.
Devo alguns agradecimentos, de coração: à Patrícia Posse, uma das talentosas jornalistas da nova geração, que me acolheu e guiou por estes dias deliciosos, fotografando cada momento e partilhando, fora de horas, as outras conversas que tivemos penduradas por muito tempo; ao António Alves, da Traga-Mundos, pela perseverança na realização deste Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro; ao senhor Casimiro, pela dedicação posta na sessão da Rosa d´Ouro, em Bragança; à Virgínia do Carmo, da Poética, que leva água ao deserto em Macedo de Cavaleiros, sem esmorecer e ainda por cima a escrever belíssimas prosas poéticas; à equipa do programa Espaço Douro, da Universidade FM (Andreia Pinto, Pedro Espírito Santo e Sansão Gomes) pela divulgação da obra e das minhas palavras; à Patrícia, à Cristina e toda a equipa do Museu do Pão e do Vinho, em Favaios, que tornaram a tarde do último domingo um momento que jamais esquecerei e onde tive, mais do que uma vez, de sufocar as lágrimas. E acima de tudo, agradecer à Dona Rosália, protagonista d´A Última Criada de Salazar, os laços indestrutíveis cimentados a partir deste livro, muito para lá do que alguma vez imaginei possível.



Força Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro!


Encontro-Livreiro

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DIA DA LIVRARIA E DO LIVREIRO | 2013

No próximo dia 30 de Novembro vamos festejar o Dia da Livraria e do Livreiro.

Depois de, no ano passado, ter sido assinalada a primeira edição do Dia das Livrarias, inspirada por ventos vindos do país vizinho e assinalando o aniversário da morte de Fernando Pessoa e de Fernando Assis Pacheco (este último, precisamente numa livraria de Lisboa), a Fundação José Saramago e o movimento Encontro-Livreiro estabeleceram uma parceria que passará a assumir a organização e a dinamização do a partir de agora designado Dia da Livraria e do Livreiro, tornando-o mais abrangente e destacando sobretudo o lugar central que o livreiro ocupa no percurso do livro e na promoção da leitura.

O Dia da Livraria e do Livreiro é um dia de Festa! Festa da livraria! Festa do livreiro! Festa do leitor!

O leitor, que para nós não é apenas um cliente, é o convidado de honra deste e de todos os dias e quem verdadeiramente justifica a livraria e o livreiro e garante, não só o futuro do livro e das gentes do livro, mas também o progresso, esclarecido e em liberdade, do(s) país(es).

Apelamos a que todas as livrarias, que queiram fazer deste dia o seu dia de festa, comecem, desde já, a preparar uma iniciativa especial para assinalar a data.

Apelamos a todos os leitores que, nas suas agendas, assinalem o dia 30 de Novembro como um dia de visita a, pelo menos, uma livraria, associando-se à festa do(s) seu(s) livreiro(s).

Vamos encontrar formas de divulgar todas as iniciativas que surjam neste âmbito e com este espírito e voltaremos com mais notícias.

Boas leituras e até breve!


Lisboa | Setúbal, 1 de Novembro de 2013

Fundação José Saramago | Encontro-Livreiro