quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

«LIVREIRO DA ESPERANÇA 2014»


                                                                 Foto de António Dias | 2013

O diploma «Livreiros da Esperança» — uma homenagem das gentes do livro aos livreiros portugueses que reconhece o papel central que esta classe profissional desempenha na «publicação» da leitura — é uma iniciativa do movimento Encontro-Livreiro e foi instituído e atribuído pela primeira vez em 2012.

Em 2014, o Encontro-Livreiro homenageia o livreiro 

ANTERO BRAGA 
Livraria Lello / Prólogo Livreiros | Porto 

O diploma «Livreiro da Esperança 2014» será entregue no 

V ENCONTRO LIVREIRO
a realizar na tarde do dia 30 de Março, domingo, na 
LIVRARIA CULSETE | SETÚBAL


Antero Braga é natural da freguesia do Bonfim, no Porto, onde nasceu no dia 17 de Agosto de 1950. 

Desde 1968, ano em que começou a trabalhar na Bertrand da 31 de Janeiro, na sua cidade natal, desempenhou diversas funções naquela empresa editorial, distribuidora e livreira (no Porto, em Aveiro e em Lisboa, assumindo responsabilidades tanto a nível local e regional como a nível nacional), tendo sido gerente de loja, chefe do departamento de lojas e agências, director-geral e administrador.

Entre uma saída e um regresso à Bertrand, trabalhou ainda na distribuidora Jardim (grupo brasileiro Abril Cultural), como responsável do departamento de promoções e publicidade, tendo neste âmbito colaborado no programa televisivo «O Passeio dos Alegres», de Júlio Isidro. 

Mas a grande aposta de vida de Antero Braga — contra a opinião de muitos, mesmo dos mais próximos — foi a criação da Prólogo Livreiros, em 1994, e a renovação e dinamização da Livraria Lello, a emblemática livraria do Porto, reconhecida internacionalmente como uma das melhores e mais belas livrarias do mundo. 

Trocando, a nível profissional, o certo pelo incerto, mas dando asas aos seus sonhos e transformando-os quotidianamente em realidade, Antero Braga fez e continua a fazer de uma livraria que encontrou decadente e em grandes dificuldades uma referência incontornável no conjunto das livrarias portuguesas. 

Antero Braga é, para nós, um exemplo de persistência e um sinal de esperança para o futuro. E é merecedor desta singela homenagem das gentes do livro e do Encontro-Livreiro. 

Obrigado, Antero Braga!


Para sempre merecedores da nossa gratidão, fazem agora parte da galeria dos «Livreiros da Esperança» os seguintes livreiros: 


Livreiro da Esperança 2012 
Jorge Figueira de Sousa 
Livraria Esperança | Funchal 

Livreiro da Esperança 2013 
Caroline Tyssen e Duarte Nuno Oliveira 
Livraria Galileu | Cascais 

Livreiro da Esperança Especial Culsete - 40 Anos 
Manuel Medeiros e Fátima Ribeiro de Medeiros 
Livraria Culsete | Setúbal 

Livreiro da Esperança 2014 
Antero Braga 
Livraria Lello / Prólogo Livreiros | Porto 


Obrigado, Livreiros da Esperança! 





Encontro-Livreiro
Setúbal, 27 de Fevereiro de 2014


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Notícias de Trás-os-Montes e Alto Douro



A Livraria Rosa d’Ouro esteve em festa com o III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro. Livreiros, editores, escritores, professores, bibliotecários, jornalistas e, sobretudo, todos LEITORES, partilharam momentos de conversas e afectos, ideias e louvores, poesias e leituras, inquietações e sonhos, em torno da leitura, da escrita, da edição, dos livros, das livrarias, dos livreiros.

Registamos a amabilidade das presenças do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e da Direcção da Academia das Letras de Trás-os-Montes.

De salientar a participação de sete livreiros, de diferentes concelhos: Casimiro Fernandes & Família, da Rosa d’Ouro, e Carlos Prada de Oliveira, da Livraria Benquerença, de Bragança; Virgínia do Carmo, da Poética – livros, arte e eventos, de Macedo de Cavaleiros, António Alberto Alves, da Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisa do Douro, e Alfredo Branco, da Livraria Papelaria Branco, de Vila Real, Ari Oliveira, da Papelaria Dinis, de Valpaços, e Augusto Dias, da Livraria Aguiarense, de Vila Pouca de Aguiar. No final, os sete livreiros ficaram a trabalhar: a alinhavar mais algumas ideias e objectivos para os tempos mais próximos, reforçando uma colaboração em rede. [em breve, divulgaremos mais pormenores em notícia sobre este evento]

Próxima etapa: V Encontro Livreiro, dia 30 de Março, domingo, pelas 15h00, na Livraria Culsete, em Setúbal...

António Alberto Alves
Traga-Mundos (Vila Real) | Encontro-Livreiro

domingo, 23 de fevereiro de 2014

III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro




Decorre a partir desta hora, na LIVRARIA ROSA D'OURO (Bragança) — em parceria com as livrarias TRAGA-MUNDOS (Vila Real) e POÉTICA (Macedo de Cavaleiros) —, o III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma iniciativa inspirada no movimento Encontro-Livreiro e aberta às gentes do livro.

Parabéns aos livreiros que se juntaram e estão a transformar o sonho em realidade! Parabéns às gentes do livro desta região pela iniciativa, pela participação e pelo exemplo!

O movimento Encontro-Livreiro está representado por um seu elemento muito entusiasta e activo, António Alberto Alves, da Traga-Mundos.

Uma saudação muito cordial e amiga do

Encontro-Livreiro
Setúbal, 23 de Fevereiro de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O ENCONTRO LIVREIRO ESTÁ A CHEGAR


O último domingo de Março está a aproximar-se. Este ano calha no dia 30. 

E o que acontece de há cinco anos para cá no último domingo de Março? 

O ENCONTRO LIVREIRO, pois claro! 

Vá-se preparando para vir nesse dia até à livraria Culsete, em Setúbal, e ficar por aqui a partir das 15 horas, falando de livros, leitura, livrarias e outros assuntos afins, acompanhado de boa música, de um cálice de Moscatel e de outras delícias aqui da terra. 

Este é o quinto ENCONTRO LIVREIRO, a primeira data redonda deste movimento criado à volta do livro e das gentes do livro, sendo o leitor um dos elementos mais importantes dessa cadeia. 

É um espaço de troca de ideias e reflexão, ideias positivas e construtivas, com vista a traçar novos caminhos e novos modos para que aconteça o essencial, isto é, a afirmação plena do existir do desenvolvimento da leitura a partir do livro. 

Esteja atento às próximas notícias e aponte já na sua agenda: 

DIA 30 DE MARÇO: IDA À CULSETE, PARTICIPAR NO V ENCONTRO LIVREIRO. 


FRM


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro | 23 de Fevereiro de 2014 | Livraria Rosa d’Ouro, em Bragança



«A escrita, o livro, a leitura: um mundo! Vasto e complexo mundo! Quem encontrarei disponível para me acompanhar num breve olhar sobre ele?
Mundo habitado. O olhar encontra imediatamente os escritores e os leitores. Depois, entre a escrita e o livro, está o editor com o seu trabalho emérito. Entre o livro e a leitura estou eu, o livreiro. O escritor publica a escrita, o editor publica o livro, o livreiro “publica” a leitura.»

Manuel Medeiros, o Livreiro Velho (da livraria Culsete, Setúbal)

O III Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro já tem data e local definido: será realizado no dia 23 de Fevereiro de 2014, domingo, pelas 15h00, na Livraria Rosa d’Ouro, em Bragança.

O I Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro realizou-se no dia 24 de Março de 2013, no espaço da livraria Traga-Mundos em Vila Real. Nesta primeira realização, procuramos privilegiar o encontro de livreiros que possuam uma livraria nesta região, para nos conhecermos melhor, partilharmos experiências e expectativas, procurarmos colaborações e parcerias.

Se nem todas puderam marcar presença, algumas livrarias «responderam afirmativamente ao convite para se sentarem à mesma mesa e debaterem preocupações comuns e sinergias possíveis para uma melhor estratégia de afirmação das livrarias ditas “tradicionais”.

Os livreiros deixaram o seu testemunho e algumas preocupações derivadas da própria conjuntura actual, mas do encontro saíram já algumas intenções de conciliação de esforços, nomeadamente ao nível da partilha de novidades editoriais de cada concelho, da cooperação na apresentação de livros de autores na região e da permuta de informação sobre eventos que cada uma realiza na sua região.»

O II Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro aconteceu no dia 2 de Junho de 2013 desta feita na Poética - Livros, arte e eventos, em Macedo de Cavaleiros.

«No centro do encontro esteve o debate em torno do tema "O futuro das livrarias tradicionais: Que estratégias?", e a continuação do trabalho de reforço das sinergias entre as livrarias com o propósito de dar mais voz mas também de repensar formas alternativas e concertadas de viabilização económica deste sector numa dimensão regional.»

Neste III Encontro, para além do grupo central e organizador – Casimiro Fernandes, Livraria Rosa d’Ouro, Virgínia do Carmo, Poética – livros, arte e eventos, e António Alberto Alves, Traga-Mundos –, reiteramos o convite a todas as livrarias da região para participarem, no sentido da criação de um movimento o mais abrangente possível.

Estamos a convidar editores em cujos catálogos se incluam obras e autores da região.

Estamos a convidar os escritores, nomeadamente endereçando um convite à Academia de Letras de Trás-os-Montes, com sede em Bragança.

Estamos a alargar os convites à comunidade: professores, bibliotecários, leitores, etc.

Para além de uma reflexão livre e espontânea, iremos solicitar alguns textos que sirvam de mote ao encontro – não esquecendo os objectivos que foram traçados no anterior: «conciliação de esforços, nomeadamente ao nível da partilha de novidades editoriais de cada concelho, da cooperação na apresentação de livros de autores na região e da permuta de informação sobre eventos que cada uma realiza na sua área.».

Também iremos organizar a participação no Encontro Livreiro da Livraria Culsete, em Setúbal.

Neste sentido, convidamo-lo para estar presente neste Encontro, trazendo o seu testemunho como livreiro, editor, autor, professor, bibliotecário, LEITOR, etc.

Na expectativa de um acolhimento positivo e de uma participação empenhada, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

António Alberto Alves

Nota: Recordamos que esta iniciativa surge na sequência do Encontro-Livreiro nacional, que acontece uma vez por ano (sempre no último domingo de Março) em Setúbal, na Livraria Culsete [e cujo o debate e a troca de ideias continuam no Isto Não Fica Assim!]

Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro
Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28 em Vila Real
2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10h00 às 20h00 e 4.ª feira das 14h00 às 23h00
259 103 113 | 935 157 323 | traga.mundos1@gmail.com