quinta-feira, 13 de novembro de 2014

DIA DA LIVRARIA E DO LIVREIRO, UM DIA DE FESTA.


O Dia da Livraria e do Livreiro é um dia de festa! 
Festa da livraria! Festa do livreiro! Festa do leitor!

BOA(S) FESTA(S)!





Quando alguém está numa leitura e levanta os olhos como se estivesse a apreender com muito mais Quando alguém intensidade o que acaba de ler, é esse o momento em que esse alguém fica totalmente envolvido, como se pensasse: «isto é meu, isto tem a ver comigo». Cada um tira da leitura o que necessita. 

José Saramago


LIVREIRO DA ESPERANÇA 

Há homens que são capazes 
duma flor onde 
as flores não nascem. 
Outros abrem velhas portas 
em velhas casas fechadas há muito 
outros ainda despedaçam muros 
acendem nas praças uma rosa de fogo. 
Tu vendes livros quer dizer 
entregas a cada homem 
teu coração dentro de cada livro.

Manuel Alegre, Praça da Canção, 1965






MAIS INFORMAÇÃO: Dia da Livraria e do Livreiro    ADESÕES: dialivrarialivreiro(arroba)gmail.com

Com a adesão devem ser enviados dados e foto da livraria e descrição da iniciativa específica do Dia da Livraria e do Livreiro. Este ano, como o dia 30 é domingo, poderão os livreiros, se assim o entenderem, alargar os festejos a toda a semana anterior.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

I ENCONTRO LIVREIRO DO PORTO E GRANDE PORTO


clicar na imagem para a aumentar

Recebemos e divulgamos a seguinte mensagem, enviada pela livreira Dina Ferreira (Poetria), uma das dinamizadoras do I Encontro Livreiro do Porto e Grande Porto:

O Encontro Livreiro do Porto e Grande Porto está em marcha e promete ser um feliz acontecimento. 

Para além do convívio e da boa onda que inevitavelmente vão pairar entre livreiros e gentes do livro, vamos ter cinema, dança, música, poesia, a partir das 15h.

Tragam as vossas palavras, a vossa energia e a vossa esperança inabalável no futuro.
Partilhem as vossas experiências e os vossos anseios. Desvendem-nos os vossos milagres de cada dia - como os que estão a acontecer em Óbidos, a Vila literária e as suas 7 livrarias encantadas.

Livreiros de todo o país, lembrem-se que logo após o corte do cordão umbilical entre o autor e o livro, são os livreiros os primeiros a acolhê-lo nas suas mãos e a afagar (lembrando o belíssimo poema que Eugénio de Andrade dedicou aos livros) "a sua cálida, terna, serena pele...). Só depois os livros seguem o seu caminho, procurando a "amorosa companhia" dos leitores.

Juntamos o cartaz e convite para divulgação pelos vossos contactos. Convidem quem vos aprouver, desde que ame os livros "como nenhuns outros companheiros da alma".

clicar na imagem para a aumentar

Nesta altura do campeonato, precisamos que os que já se inscreveram para o almoço nos confirmem essa intenção. 

Aos que não almoçam, agradecemos nos confirmem a sua presença - na Lello, a partir das 15h -, para podermos criar as melhores condições de logística, espaço e conforto.

Pelo Encontro Livreiro do Porto e Grande Porto,

Poetria
Dina Ferreira




Apelamos a que todos colaborem na divulgação desta iniciativa e a que, estando no Porto ou perto, nela participem activamente.

ISTO NÃO FICA ASSIM!

Encontro Livreiro
Setúbal, 12 de Novembro de 2014

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

NO PORTO OU PERTO… MAS NÃO SÓ.


Recebemos e divulgamos uma mensagem, enviada pela livraria Poetria, sobre o próximo I ENCONTRO LIVREIRO DO PORTO E GRANDE PORTO. 

Relembramos que o Encontro Livreiro não é apenas um Encontro DE Livreiros. É UM ENCONTRO ABERTO À PARTICIPAÇÃO DAS GENTES DO LIVRO e parte do princípio de que as livrarias — como espaço privilegiado da promoção e da mediação da leitura — não se salvam isoladamente e fechadas sobre si próprias e precisam de criar um movimento de permanente cumplicidade entre as gentes do livro, do autor ao leitor, passando por todos e cada um dos intervenientes na cadeia do livro.

Apelamos a que todos colaborem na divulgação do I Encontro Livreiro do Porto e Grande Porto e a que, estando NO PORTO OU PERTO, participem activamente neste importante momento de um movimento que nasceu, vai para cinco anos, em Setúbal.

ISTO NÃO FICA ASSIM!

Encontro Livreiro
Setúbal, 7 de Novembro de 2014



«Caríssimos Colegas,

Queremos que este Encontro seja uma fantástica ocasião para nos conhecermos melhor, convivermos, trocarmos experiências e saberes e mesmo tentarmos descobrir novos caminhos que melhorem as nossas condições e motivações profissionais.

O Encontro Livreiro do Porto está marcado, como já foi anunciado, na livraria Lello, representada pelo nosso colega Sr. Antero Braga, que aceitou ser o nosso anfitrião nesse importante evento.

A data agendada é o próximo dia 23, um domingo, que queremos seja bem passado e bem animado, depois de um almoço portuense que aconchegue estômagos e alegre corações. 

A esse propósito, gostaríamos então de saber quais os colegas interessados no dito, a fim de fazermos as necessárias reservas, no restaurante mais adequado, em espaço, qualidade e conforto.

Estamos a trabalhar na preparação do cartaz de divulgação que publicitaremos logo que esteja pronto. Mas entretanto pensamos que o Encontro já poderá ser anunciado junto de todos quantos se interessam pelos livros, a partir dos vossos contactos, quer pessoais quer institucionais ou outros.

É importante salientar que os livreiros, como veículos directos dos livros e do prazer e necessidade da leitura, contribuem para que os cidadãos de hoje garantam, através do conhecimento e do saber, uma melhor sociedade futura. E nesse sentido, é preciso passar a palavra sobre o espírito do Encontro Livreiro, unirmos esforços e vontades, fazer com que sejamos ouvidos e compreendidos.

TEMOS A MELHOR PROFISSÃO DO MUNDO.
VAMOS TRABALHAR PARA QUE SEJA TAMBÉM A MAIS DIGNA E A MAIS RESPEITADA!

Livraria Poetria
www.livrariapoetria.com»